Image hosted by servimg.com
 

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Mitologia Greco - Romana - O Início


No princípio, conforme as crenças gregas, havia um grande vazio chamado Caos, o ilimitado e indefinido...
Desta imensidão surgiu Gaia (Gaea) ou Titéia (a Terra). Como primeiro corpo sólido, Gaia limitou o espaço indefinido e o separou. Abaixo da Terra, ficaria o Érebo, a morada das sombras. Acima dela, Urano ou Céu, o céu estrelado, nascido da própria Gaia. Sozinha, Gaia também gerou as montanhas, as ninfas e o mar.
A noite já havia surgido no espaço... Assim também surgira Eros ou Cupido - o amor universal (a força geradora do cosmos, a união). Nenhuma força agora poderia fecundar sozinha. Deste modo, sempre que Urano descia à Gaia, ela era fecundada.
Desta união surgiu a primeira população da terra. Ela deu à luz aos Titãs (forças incontroláveis da natureza), aos Cíclopes, monstros de um só olho e os Hecatônquiros, gigantes de cem braços e cinqüenta cabeças.
Os Titãs eram doze: seis homens e seis mulheres. Mas outra versão diz que Urano e Gaia tiveram 6 filhos...
1. Têmis – a justiça
2. Mnemósine – a memória universal
3. Tétis ou Tethys – a alma feminina do mar
4. Réia ou Rhea (Cibele) – mulher de Cronos
5. Phoebe – (de Coeus e Phoebe nasce Leto)
6. Oceano ou Oceanus – alma masculina do mar – (a versão de 6 filhos diz que de Oceanus com Tethys nasce Iapetus)
7. Hipérion – o fogo astral
8. Iápeto ou Iapetus – pai de Atlas – (a versão de 6 filhos diz que Iapetus é pai de Prometeu também)
9. Prometeu – quem deu o fogo dos deuses aos homens
10. Epimeteu ou Epimetheus
11. Cronos ou Saturno – o senhor do tempo
12. Coeus – (de Coeus e Phoebe nasce Leto)
Como Urano não agüentasse a feiúra de seus próprios filhos, decide encerrá-los no centro de Gaia. Cansada de tanta fecundação e irritada por ver seus filhos trancafiados dentro de suas entranhas, Gaia planeja uma vingança contra Urano. Chama os Titãs e lhes pede ajuda para derrubar Urano, mas todos se recusam, exceto Cronos.
Este, parte então para enfrentar seu pai, Urano, que vem novamente à Gaia, Cronos sai de seu esconderijo e trava dura batalha com ele. Com sua foice derrota o pai e lhe arranca os testículos que são arremessados ao mar, do sangue de Urano, nascem as Melíades, ninfas dos carvalhos e as Erínias, vingadoras de crimes semelhantes aos cometidos por Cronos.
Cronos, assim, torna-se o senhor do universo, acima de todos os outros Titãs. Ele se casa com sua irmã, Réia e tem seis filhos. Ao descobrir que um de seus filhos o destruiria, Cronos passa a devorá-los assim que nascem. São eles:
1. Héstia ou Vesta – deusa casta dos lares, a grande mãe e protetora de todas as mulheres casadas.
2. Hades ou Pluto (Plutão) – o senhor dos infernos
3. Possêidon ou Netuno – deus dos mares.
4. Zeus ou Júpiter – deus da luz e do céu.
5. Hera ou Juno – deusa, esposa de Zeus.
6. Deméter ou Ceres – deusa da agricultura e das colheitas ensinou os homens a arte de cultivar a terra.
Réia, descontente com isso, esconde um de seus filhos, Zeus e em seu lugar entrega uma pedra que é rapidamente devorada por Cronos, que não percebe a tramóia.
Zeus então, foge e vai de encontro com os Titãs e outras criaturas para derrotar Cronos. Durante mais de dez anos, Júpiter luta contra Cronos até finalmente derrotá-lo. Após sua vitória, ele consegue recuperar vivos os seus irmãos devorados.
Zeus, agora, governa o mundo, seu reino foi instalado no Monte Olimpo (sinônimo de céu para os gregos). Com Hera, ele teve:
1. Ares, também conhecido como Marte, o deus da guerra (personagem de inúmeras aventuras, foi amante de Afrodite, com quem teve dois filhos: Deimod e Fobos).
2. Hefestos ou Vulcano, deus do fogo, da metalurgia e das fornalhas, artesão dos deuses, era o mais feio mas em contra partida o mais habilidoso, entre seus muitos dons estava a incrível maestria com que forjava metais.
3. Hebe, a qual foi esposa de Héracles (Hércules).
4. Eileithyia
Mas Zeus era insaciável e partiu para outras conquistas amorosas... Com Deméter, teve Perséfone ou Prosérpina, esposa de Hades.
Com Latona ou Leto (deusa) têm dois filhos gêmeos: Apolo ou Febo (Sol) deus das artes, músicas e poesias e Ártemis ou Diana deusa da caça.
Afrodite ou Vênus - nasce das espumas do mar com o esperma de Zeus, deusa do amor e beleza física, é a patrona dos amantes e apaixonados; outra versão diz que Zeus teve Afrodite com a deusa Dione.
De sua cabeça nasceu Atena ou Minerva, a deusa da sabedoria e do bom senso, filha idealizada e predileta de Zeus. Muitas cidades da Grécia antiga se colocaram sob sua proteção, entre elas, Atenas, onde seu culto era perpetuamente honrado.
Com Sêmele (mortal) teve Dioniso ou Baco, deus do vinho e do delírio místico; com Alcmena (mortal) teve Héracles ou Hércules; com Maia (deusa) teve Hermes ou Mercúrio.
Entre estas e várias outras conquistas amorosas, Hera manteve-se sempre ciumenta e por vezes, vingativa. Mas ela sempre continuou fiel ao seu esposo...

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial